Cappella dei Signori

 

O agrupamento Cappella dei Signori é uma das propostas artísticas ligados ao projecto Americantiga e visa recuperar a sonoridade específica da Capela Real Portuguesa durante os séculos XVI a XVIII em que os coros eram formados exclusivamente por homens e, especialmente a partir do reinado de D. João V, eram em grande parte castrati de origem italiana. A prática moderna dos falsetistas, conhecidos por contratenores, procura emular o resultado sonoro dessa formação específica para as partes de soprano e alto. 

 

O Cappella dei Signori teve sua estreia em Outubro de 2017 em concerto na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, na série de concertos organizada pela Fundação da Casa de Bragança. Em Maio de 2018 aperfeiçoou seu trabalho  em uma intensa "Residência Artística" promovida pela Fundação da Casa de Mateus, com concerto na Sé de Vila Real.

 

Em Outubro de 2018 realizou o concerto Pro Sacra & Regia Cappella Serenissimi Brigantiae Ducis, com base na música para a capela do Duque de Bragança nos arquivos do Palácio de Vila Viçosa.

Em 2019 realizou digressão para a Itália com concertos no 'Festival Duni' em Matera (Capital Europeia da Cultura) e no festival  'Anima mea' em Palo del Cole. O ensemble Cappella dei Signori foi também o o convidado internacional do 5º Festival de Ópera do Paraná, realizado em Curitiba, Brasil.

Cappella dei Signori

Dir. Ricardo Bernardes 

 

Arthur Filemon - superius

António Lourenço Menezes - superius

Márcio Soares Holanda - altus

Thyago Galvão - altus

Christophe Gautier - tenor

Nuno Raimundo - tenor

João de Barros - tenor 

Pedro Morgado - bassus

Tiago Daniel Mota - bassus

Miron Andrés - violone

Rui Araújo - teorba

Catarina Sousa - cravo e órgão

Eulalie Poinsignon - órgão 

PRÓXIMO CONCERTO

September 19, 2020       18:00h

Palácio de Queluz

Igreja das Chagas

Rua das Chagas, 8
Lisboa, Portugal

21:00  FREE ADMISSION

https://www.facebook.com/events/1120356771480113/

JAN

11

© 2014 by Ricardo Bernardes