AMERICANTIGA
PROJECT & ENSEMBLE
Cappella dei Signori
O agrupamento Cappella dei Signori é uma das propostas artísticas ligados ao projecto Americantiga e visa recuperar a sonoridade específica da Capela Real Portuguesa durante os séculos XVI a XVIII em que os coros eram formados exclusivamente por homens e, especialmente a partir do reinado de D. João V, eram em grande parte castrati de origem italiana. A prática moderna dos falsetistas, conhecidos por contratenores, procura emular o resultado sonoro dessa formação específica para as partes de soprano e alto.
O Cappella dei Signori teve sua estreia em Outubro de 2017 em concerto na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, na série de concertos organizada pela Fundação da Casa de Bragança. Em Maio de 2018 aperfeiçoou seu trabalho em uma intensa "Residência Artística" promovida pela Fundação da Casa de Mateus, com concerto na Sé de Vila Real.
Em Outubro de 2018 realizou o concerto Pro Sacra & Regia Cappella Serenissimi Brigantiae Ducis, com base na música para a capela do Duque de Bragança nos arquivos do Palácio de Vila Viçosa.
Em 2019 realizou digressão para a Itália com concertos no 'Festival Duni' em Matera (Capital Europeia da Cultura) e no festival 'Anima mea' em Palo del Cole. O ensemble Cappella dei Signori foi também o o convidado internacional do 5º Festival de Ópera do Paraná, realizado em Curitiba, Brasil.
Cappella dei Signori
Dir. Ricardo Bernardes
Arthur Filemon - superius
António Lourenço Menezes - superius
Márcio Soares Holanda - altus
Thyago Galvão - altus
Christophe Gautier - tenor
Nuno Raimundo - tenor
João de Barros - tenor
Pedro Morgado - bassus
Tiago Daniel Mota - bassus
Miron Andrés - violone
Rui Araújo - teorba
Catarina Sousa - cravo e órgão
Eulalie Poinsignon - órgão
PRÓXIMO CONCERTO
September 19, 2020 18:00h
Palácio de Queluz
Igreja das Chagas
Rua das Chagas, 8
Lisboa, Portugal
21:00 FREE ADMISSION
JAN