O Americantiga Ensemble , fundado em 1995 por Ricardo Bernardes, é o agrupamento pioneiro do que hoje denominamos Americantiga Project, um conjunto de ensembles especializados em música portuguesa, brasileira, hispano-americana e italiana dos séculos XVII a princípios do XIX, que mudam suas abordagens consoante a formação e o repertório.

 

Com diferentes formações e enfoques interpretativos, o trabalho procura a execução historicamente informada com o uso de instrumentos de época. Nos últimos anos o Americantiga tem realizado concertos em Portugal, nos Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

 

Muitos desses concertos foram organizados por embaixadas e consulados brasileiros, assim como o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com o objetivo de difundir esta importante e pouco conhecida produção musical.

 

Sua discografia já conta com seis CDs e um DVD, todos dedicados ao repertório português e brasileiro do século XVIII.

 

Em Portugal, em 2011, realizou o concerto na Basílica da Estrela para celebrar os 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O agrupamento conta com várias participações nas Temporadas de Música em São Roque em Lisboa, além de vários concertos importantes no ciclo Memórias e Caminhos de Mateus – Aldeias com Vida, em 2016 e 2017, na Casa de Mateus e em várias Aldeias Vinhateiras do Douro.

 

Making off - Ricardo Bernardes

Americantiga CD and DVD - Buenos Aires, 2009

© 2014 by Ricardo Bernardes